quarta-feira, 13 de setembro de 2017

XIII Recriação Histórica do Cerco de Almeida - Demonstração de Jogos de Simulação Históricos no Museu Militar de Almeida (9)


Caríssimos(as),

Este ano tivemos ainda uma outra novidade muito interessante, que não passou despercebida aos visitantes do Museu Militar de Almeida!

Tratou-se de uma demonstração de jogos de simulação históricos, alusiva, como se impunha, ao período das Invasões Francesas, organizada pelos nossos amigos da Associação de Jogos de Simulação de Portugal (AJSP), que é uma das mais antigas associações culturais nacionais dedicada à promoção dos jogos de simulação, nas suas mais variadas vertentes.


O tema escolhido esteve relacionado com a simulação do chamado Combate do Côa, ocorrido no dia 24 de julho de 1810, no decurso da Terceira Invasão Francesa, que constituiu a maior ação militar que antecedeu o Cerco de Almeida.


Como não podia deixar de ser, a ponte sobre o rio Côa estava devidamente representada no tabuleiro de jogo, designadamente por ter sido nesse local onde se verificaram alguns dos mais violentos combates entre o Exército Francês e o Exército Luso-Inglês.



E aqui temos alguns dos nossos amigos da AJSP que se deslocaram a Almeida a fim de promover esta atividade!



Este foi o primeiro passo de um percurso que esperamos venha a ficar consolidado no futuro, no sentido da promoção em Almeida de um evento competitivo, com dimensão internacional, no âmbito dos jogos de simulação e na perspetiva das Invasões Francesas.


Bom trabalho amigos!


Autoria das imagens: João Diogo.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário