sábado, 20 de janeiro de 2018

O GRHMA na FITUR 2018 (dia 20 de janeiro de 2018) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Os soldados e os elementos civis do GRHMA ainda nem sequer entraram em território nacional, e já aqui estão algumas imagens deste evento!

Neste dia, os visitantes da maior Feira de Turismo da Península Ibérica tiveram o privilégio de contar com a presença de um destacamento destes nossos corajosos soldados e de elegantes senhoras, que deram um brilho muito especial a este evento, contribuindo deste modo para a promoção e para divulgação do património histórico-cultural do concelho de Almeida e de Portugal.




Aqui está o destacamento histórico-militar do GRHMA, composto por soldados do Regimento de Infantaria nº 23, do Regimento de Artilharia nº 4, do Batalhão de Caçadores nº 6 e do novíssimo Regimento de Cavalaria nº 11.

Como exceção do elemento do Batalhão de Caçadores, todos os demais soldados usaram as pantalonas (calças) azuis com o seu uniforme, por ser a vestimenta típica do período de inverno, usada pelos soldados portugueses no início do séc. XIX.


O nosso soldado caçador Rui Silva não usou, nem podia usar, pantalonas azuis. Antes optou por usar as suas elegantes pantalonas brancas (ao invés das apropriadas pantalonas castanhas), porque (segundo dizem...) o serrubeco (tecido de que são feitas as pantalonas dos Caçadores) lhe causa muita alergia. O Rui fez muito bem, pois a última coisa que queremos é um dos nossos soldados com alergias e irritações nas perninhas...


O nosso recruta Joni Pires estreou neste evento um uniforme do Regimento de Cavalaria nº 11, que constitui a mais recente unidade histórico-militar criada no GRHMA.


Os nossos soldados fizeram um desfile pelo recinto da FITUR, de modo a tornar conspícuos os respetivos e elegantes uniformes histórico-militares.


Como é habitual, o Município de Almeida esteve representado neste evento ao mais alto nível, através do Sr. Presidente (Eng. António Machado) e do Sr. Vice-presidente (Sr. José Alberto Morgado), tendo também marcado presença o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal (Prof. Baptista Ribeiro), facto que é revelador do continuado compromisso do Município com a promoção e com a divulgação do concelho de Almeida.


Autoria das imagens: Paulinha e Armando Rui.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário